Blog com críticas sobre cinema, música, videojogos, literatura, séries, concertos e talk-shows por Filipe Barbosa.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Literatura-E Se Obama Fosse Africano? E Outras Interinvenções de Mia Couto (2009)
Depois de já ter revisto um romance deste autor, Mia Couto, O Outro Pé da Sereia, de 2006, regresso novamente ás críticas de literatura com o soberbo E Se Obama Fosse Africano? E Outras Interinvenções, do ano transacto. É um dos poucos livros de crónicas do fantástico escritor e biólogo moçambicano das quais mais nenhuma, para além desta, li. Para quem, como eu, está mais habituado a ler romances deste senhor pode ser difícil a adaptação a este estilo de escrita mais livre e mais pessoal que Mia Couto adopta neste livro. O autor fala-nos dos problemas da actualidade, desde a guerra, á fome, aos maus costumes, á parca cultura, através de intervenções que o mesmo fez em congressos lusófonos em universidades e outros locais. Confesso que foi dos únicos, se não mesmo o único, livro que me fez rir ás mil gargalhadas a alto e bom som. Mia Couto fala seriamente dos assuntos mas usando sempre o seu fantástico humor. Relembro uma passagem que achei soberba, num diálogo entre o escritor e um velho de Moçambique. Diz o velho:
"-O senhor não sabe falar nada de xi-djaua?
-Nem uma palavra, Saide.
-Está a ver a diferença entre nós?
-Estou, sim. Nós falamos diferente.
-Não, o senhor não está a ver. A diferença entre nós não está no que falamos. A diferença está em que eu sei ficar calado em português e o senhor não sabe ficar calado em nenhuma língua".
Overall, é sem dúvida um livro que aconselho qualquer um a ler. Qualquer um que queira saber mais sobre Moçambique e quem julga que Mia Couto só nos trás fantásticos romances.
-AVALIAÇÃO: 17 em 20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário