sexta-feira, 2 de julho de 2010

Séries-Camilo, o Presidente: 1ªTemporada (2009)

Camilo de Oliveira (A Loja do Camilo, Camilo na Prisão, Camilo em Sarilhos) é, a meu ver, o génio da comédia portuguesa e também o ancião ainda vivo, com 76 anos de idade. Filipe David é o guionista da fantástica e presumível última série feita pelas mãos do grande actor: Camilo, o Presidente. É fantástica a vivacidade do génio da comédia que ainda trás os seus habituais trocadilhos de linguagem e o famoso "...é o cu da tua tia" na bagagem. Posso dizer que esta é uma das minhas séries favoritas de Camilo de Oliveira, logo a seguir a A Loja do Camilo e Camilo em Sarilhos. Neste conjunto de episódios, Camilo Tondela é presidente da Junta de Freguesia de Fanecas de Cima e tem uma rivalidade extrema com Rafael Manteigas, presidente da Junta de Freguesia de Fanecas de Baixo, fantasticamente interpretado por Carlos de Almeida Ribeiro (Conta-me Como Foi, Eclipse Lunar). A série retrata bem os habituais problemas dos políticos e também do bairrismo envolvido numa Junta de Freguesia. Relembro um diálogo fantástico que vi num episódio em que Camilo tentava subornar um árbitro de futebol para que a sua equipa vencesse:
"Árbitro: -Deu-me um apito prateado?
Camilo Tondela: -Sabe... Eu era para lhe ter dado um apito dourado mas é que o ourives foi de férias para Gondomar.
Árbitro: -Mas eu não preciso de outro apito.
Camilo Tondela: -Perdão, vossa excelência mas é que este meu apito apita como nenhum outro apito apita.
Árbitro: -Eu acredito que o apito apite. Mas eu não preciso de um apito que apite melhor que o meu apito apita."
A série conta ainda com as boas actuações de Carlos Sebastião (Amália, A Vida Privada de Salazar, O Dia do Regícidio) como Gilberto Contradanças e Cristina Areia (Liberdade 21, O Bando dos Quatro, Sexta á Noite) como Edite Sardinha.
Overall, uma excelente série também com uma boa fotografia e uma banda sonora suberba baseada em ritmos parisienses.

AVALIAÇÃO: 18 em 20

-Excerto de um episódio da série:


Sem comentários:

Enviar um comentário